Apresentação - Conselho Estadual do SPC

Zelar pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC), maior banco de dados e informações cadastrais da América Latina. Esta é uma das principais atribuições dos Conselhos Estaduais do Serviço de Proteção ao Crédito (CESPC). Instituídos em novembro de 2011, seguindo uma determinação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), esses Conselhos auxiliam os demais existentes, como Deliberativo, de Administração e Fiscal, nos trabalhos a serem desenvolvidos pelos bancos de dados de SPC em cada estado. Isso significa que todos os estados que possuem SPCs devem constituir um Conselho Estadual, de acordo com o artigo 77 do Estatuto da CNDL.

 

Em Minas, reúnem-se 13 membros: FCDL-MG e CDL-BH, entidades que têm assentos permanentes, e outras onze CDLs integram esse Conselho.

 

O Conselho Estadual mineiro também possui outras funções, sendo que a principal delas é organizar o trabalho dos SPCs mantidos pelas entidades mineiras, direcionando o funcionamento destes e fomentando sua atividade focada na produtividade. Pode-se ainda, atribuir ao CESPC o papel de deliberar sobre os recursos gastos pela ‘Base Centralizadora’ para aplicar a receita no desenvolvimento e aperfeiçoamento do próprio serviço, como o custeio dos seus departamentos, em especial, do comercial e jurídico; regular e reduzir os conflitos existentes entre os SPCs no Estado, além de apresentar relatório semestral à CNDL e à FCDL-MG sobre o número total de associados, de consultas e registros realizados ao sistema SPC, efetuados por cada CDL mineira.

 

Por meio de reuniões mensais, o Conselho discute assuntos como parcerias, utilização e padronização do uso da marca, valores mínimos dos produtos e bancos de dados do SPC. Ele também tem como compromisso a capacitação das equipes comerciais para expansão e captação de novos usuários, interferências em conflitos no Estado, entre outros.

Galeria de Fotos

Convenção Estadual 2017

Convenção Estadual 2017

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300