Paracatu recebe o primeiro Seminário Regional 2017

A região Noroeste reúne 23 participantes de 6 entidades da localidade

Demos início a mais uma jornada de treinamentos especializados para impulsionar as atividades e garantir a sustentabilidade das CDLs mineiras!


O primeiro Seminário Regional de 2017 acontece entre os dias 3 e 4 de abril, em Paracatu, na região Noroeste do Estado, e reúne 23 participantes de 6 entidades da regional. 


A proposta dos Seminários Regionais é realizar treinamentos que auxiliem as entidades em três pilares: elaboração de um plano de gestão alinhado aos objetivos da CDL; gestão financeira e orçamentária buscando melhoria dos seus resultados, e em produtos e serviços de SPC com o objetivo de capacitar a equipe para maior ocupação do mercado, diversificação da carteira de associados, aumento nas vendas de novos produtos e do faturamento da Entidade. Dessa forma, a FCDL-MG e o CESPC-MG (Conselho Estadual do SPC), querem contribuir para o desenvolvimento das CDLs ao propor ações cada vez mais assertivas e que atendam às suas demandas.

 

Programação do primeiro dia

 

Para começar, o presidente da Federação, Frank Sinatra, juntamente com a gerente do CESPC-MG, Adilsa Barbosa e o vice-presidente da região Noroeste, Marcos Antônio Luiz, deram as boas-vindas aos participantes e fizeram questão de ressaltar a importância da participação dos presidentes no treinamento, apoiando os seus colaboradores. Para o presidente da CDL Paracatu, entidade anfitriã do evento, Robertus Ferdinandus Doonik, encontros como esse são fundamentais para troca de experiências e alinhamento entre as entidades do Estado.

 

Iniciando a parte técnica do evento, o consultor Fabiano Parreiras abordou os principais pontos a serem trabalhados em uma gestão para que ela se torne cada vez mais eficiente e com propósitos alinhados e bem definidos. O objetivo foi exercitar o uso de ferramentas de análise e planejamento com técnicas de gestão estratégica. "Pela interação com os participantes, creio que foi um momento de reflexão sobre a missão de cada CDL e uma oportunidade de avaliar a efetividade das suas ações", afirmou o consultor. Parreiras tem vasta experiência no movimento lojista, onde atuou como presidente da CDL Itaúna e atualmente é diretor de produtos e serviços.

 

No segundo tempo o consultor José Benedito, especialista em gestão financeira de entidades e consultor do SEBRAE, trouxe ao grupo uma análise criteriosa e propôs uma avaliação minuciosa das despesas e receitas da entidade, focando em resultados. "O envolvimento dos participantes diante do conteúdo demonstra a importância do Seminário para o desenvolvimento e amadurecimento dos gestores e colaboradores das entidades. Foram esclarecidos conceitos importantes e apresentadas ferramentas práticas que podem ser implementadas imediatamente. A participação de todos reforça a importância deste momento para o equilíbrio financeiro e econômico das entidades", destacou Fabiano.

 

Ao longo das atividades recebemos a visita de representantes do Sebrae da região, que são grandes parceiros das CDLs nas cidades e estão apoiando todos os eventos da Federação.

 

 

Programação do segundo dia

 

O segundo dia de trabalho começou com a presença do secretário de cultura e turismo de Paracatu, Isac Arruda, que destacou a necessidade das cidades entenderem o turismo como oportunidade de negócio. "Precisamos estar preparados para o desenvolvimento e fomentar novas oportunidades para potencializar o emprego e gerar mais arrecadação para os municípios", afirmou Isac.

 

Na parte da tarde faremos uma imersão nos produtos do SPC Brasil com a gerente do CESPC-MG, Adilsa Barbosa, e a técnica do conselho, Débora Caroliny, que devem tirar dúvidas e orientar as entidades de acordo com as demandas diárias. 

 

 

 

Fique de olho em nossas redes sociais para acompanhar esse treinamento e ter acesso exclusivo a tudo o que rola no Movimento Lojista mineiro!

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Reunião da Diretoria/AGE/Reunião com o candidado Zema

Reunião da Diretoria/AGE/Reunião com o candidado Zema

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300