Empresários de Minas Gerais discutem políticas públicas para desenvolvimento do varejo

Nesta terça-feira (11),  a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), recebeu o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da CNDL com o com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este é o novo evento do projeto no país e dessa vez o seminário foi destinado à elaboração de políticas públicas para o varejo.

 

 

“Esta é uma grande oportunidade para tratarmos das questões que afetam o crescimento do varejo. A expectativa é que possamos sair daqui com boas ideias e soluções para o nosso segmento”, disse o vice-presidente da FCDL-MG, Miguel de Faria.

 

 

“As políticas elaboradas neste encontro podem ser em nível municipal, estadual e federal. Na próxima etapa vamos nos reunir com políticos para aprovação dessas leis em âmbito nacional”, acrescentou o superintendente da CNDL, Éverton Correia.

 

 

O PNDV prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.

 

 

“O projeto conta com uma série de ações que além de melhorar o ambiente de negócios no varejo colaboram para o desenvolvimento e crescimento do país”, afirmou o analista do Sebrae, Gilberto Junior.Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae.

 

Baixe aqui o material:

 

Fonte: In Press Oficina

 

 

 

Sistema CNDL: em defesa do varejo brasileiro

 


Formado em sua imensa maioria por pequenas empresas, o setor de comércio e serviços contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e impacta dois terços do PIB do país.

 


O Sistema CNDL é uma das maiores redes representativas do segmento, e congrega a classe empresarial lojista, unindo não somente empresas comerciais, mas também serviços voltados a apoiar o segmento.

 


O Sistema, de livre adesão, é formado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidade sem fins lucrativos com representação nacional, 27 Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos estados e mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cidades. A CDL Jovem é responsável pela preparação de jovens empreendedores.

 


Já o SPC Brasil é o braço de oferta de benefícios do Sistema e o mais completo bureau de crédito da América Latina. Esta rica fonte de dados oferece soluções para o desenvolvimento do varejo, por meio de produtos e informações, além de indicadores de confiança e pesquisas sobre consumo.

 

 

Essa grande rede conta ainda com cerca 450 mil empresas associadas e mais de um milhão de pontos de vendas em todo país. Há mais de 50 anos, o Sistema CNDL constrói uma base sólida, seguindo os princípios da ética, associativismo e comprometimento, sempre em busca de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa e na defesa do varejo nacional.

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Posse CNDL

Posse CNDL

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300