Empresários de Minas Gerais discutem políticas públicas para desenvolvimento do varejo

Nesta terça-feira (11),  a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), recebeu o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da CNDL com o com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este é o novo evento do projeto no país e dessa vez o seminário foi destinado à elaboração de políticas públicas para o varejo.

 

 

“Esta é uma grande oportunidade para tratarmos das questões que afetam o crescimento do varejo. A expectativa é que possamos sair daqui com boas ideias e soluções para o nosso segmento”, disse o vice-presidente da FCDL-MG, Miguel de Faria.

 

 

“As políticas elaboradas neste encontro podem ser em nível municipal, estadual e federal. Na próxima etapa vamos nos reunir com políticos para aprovação dessas leis em âmbito nacional”, acrescentou o superintendente da CNDL, Éverton Correia.

 

 

O PNDV prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.

 

 

“O projeto conta com uma série de ações que além de melhorar o ambiente de negócios no varejo colaboram para o desenvolvimento e crescimento do país”, afirmou o analista do Sebrae, Gilberto Junior.Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae.

 

Baixe aqui o material:

 

Fonte: In Press Oficina

 

 

 

Sistema CNDL: em defesa do varejo brasileiro

 


Formado em sua imensa maioria por pequenas empresas, o setor de comércio e serviços contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e impacta dois terços do PIB do país.

 


O Sistema CNDL é uma das maiores redes representativas do segmento, e congrega a classe empresarial lojista, unindo não somente empresas comerciais, mas também serviços voltados a apoiar o segmento.

 


O Sistema, de livre adesão, é formado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidade sem fins lucrativos com representação nacional, 27 Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos estados e mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cidades. A CDL Jovem é responsável pela preparação de jovens empreendedores.

 


Já o SPC Brasil é o braço de oferta de benefícios do Sistema e o mais completo bureau de crédito da América Latina. Esta rica fonte de dados oferece soluções para o desenvolvimento do varejo, por meio de produtos e informações, além de indicadores de confiança e pesquisas sobre consumo.

 

 

Essa grande rede conta ainda com cerca 450 mil empresas associadas e mais de um milhão de pontos de vendas em todo país. Há mais de 50 anos, o Sistema CNDL constrói uma base sólida, seguindo os princípios da ética, associativismo e comprometimento, sempre em busca de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa e na defesa do varejo nacional.

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Reunião da Diretoria/AGE/Reunião com o candidado Zema

Reunião da Diretoria/AGE/Reunião com o candidado Zema

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300