O dia das Mães e o peso emocional na intenção de compras

Em pesquisa realizada pela FCDL-MG, o resultado mostra que, para o mês das Mães, 75,2% dos consumidores mineiros entrevistados irão investir seu dinheiro e 24,8% têm a intenção de irem às compras

Para acompanhar as intenções do consumidor mineiro a cada mês, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) lança nova edição de sua pesquisa de Intenção de Compras. Feita com os consumidores de Minas Gerais por meio de um questionário on-line, o estudo engloba o período de 03/04/2017 a 18/04/2017 e prevê a intenção de compras para o mês de maio e a comemoração do dia das Mães, sendo esta a segunda melhor data para o varejo, apresentando intervalo de confiança de 95% e erro amostral máximo de 6%.

 

 

De acordo com a pesquisa, entre os consumidores abordados, 75,2% irão investir seu dinheiro no mês de maio – queda de 3,1 pontos percentuais – p.p. em relação ao indicador de abril. Dentre eles, 59,8% irão aplicar o dinheiro em poupança, 17,0% em Fundos de Investimento e 8,4% em Previdência.

 

 

Dos entrevistados, 24,8% têm a intenção de comprar, evidenciando uma melhora na pretensão de consumo em relação a abril. O dinheiro de 15,2% deles será gasto com roupas e alimentação, seguido de medicamentos, perfumes e cosméticos, viagens (todos com 9,8%). 

 

 

Segundo o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, os lojistas devem estar prontos para rever as estratégias. “O mercado está mudando, sendo este um ponto para revermos nossas estratégias e nossa forma de atuação. A intenção de consumo dá sinais de melhora e esta é a hora de oferecermos o melhor. Temos uma flexibilização da política monetária e medidas de estímulo ao consumo com novas oportunidades de concessão de crédito. Somado a isso, o dia das Mães, que é a segunda melhor dada para o varejo, dá o tempero final ao cenário que, com equilíbrio, pode se tornar um fator decisivo para melhorar a confiança do consumidor e ditar os rumos para os próximos meses”, afirma.

 

 

Maio, mês das Mães

 


O quinto mês de 2017 traz a comemoração do Dia das Mães. Segundo o analista de inteligência de mercado da FCDL-MG, Vinícius Carlos, o apelo emocional somado às ações dinamizadoras da economia - leia-se novas modalidades de concessão de crédito, saques de contas inativas do FGTS e redução de juros - formam um clima favorável às compras. “O lojista tem que aproveitar esse momento, mesmo frente a fatores restritivos. Ele não pode aniquilar a criatividade e deve investir nessa grande oportunidade de aumentar suas vendas”.

 

Se quiser saber como fomentar ainda mais as vendas de Dia das Mães, veja essas 6 dicas rápidas que preparamos para te ajudar nessa tarefa!

 

ACESSE A PESQUISA COMPLETA AQUI

Galeria de Fotos

Reunião contra o veto ao REFIS

Reunião contra o veto ao REFIS

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300