FCDL-MG - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais | O dia das Mães e o peso emocional na intenção de compras


O dia das Mães e o peso emocional na intenção de compras

Em pesquisa realizada pela FCDL-MG, o resultado mostra que, para o mês das Mães, 75,2% dos consumidores mineiros entrevistados irão investir seu dinheiro e 24,8% têm a intenção de irem às compras

Para acompanhar as intenções do consumidor mineiro a cada mês, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) lança nova edição de sua pesquisa de Intenção de Compras. Feita com os consumidores de Minas Gerais por meio de um questionário on-line, o estudo engloba o período de 03/04/2017 a 18/04/2017 e prevê a intenção de compras para o mês de maio e a comemoração do dia das Mães, sendo esta a segunda melhor data para o varejo, apresentando intervalo de confiança de 95% e erro amostral máximo de 6%.

 

 

De acordo com a pesquisa, entre os consumidores abordados, 75,2% irão investir seu dinheiro no mês de maio – queda de 3,1 pontos percentuais – p.p. em relação ao indicador de abril. Dentre eles, 59,8% irão aplicar o dinheiro em poupança, 17,0% em Fundos de Investimento e 8,4% em Previdência.

 

 

Dos entrevistados, 24,8% têm a intenção de comprar, evidenciando uma melhora na pretensão de consumo em relação a abril. O dinheiro de 15,2% deles será gasto com roupas e alimentação, seguido de medicamentos, perfumes e cosméticos, viagens (todos com 9,8%). 

 

 

Segundo o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, os lojistas devem estar prontos para rever as estratégias. “O mercado está mudando, sendo este um ponto para revermos nossas estratégias e nossa forma de atuação. A intenção de consumo dá sinais de melhora e esta é a hora de oferecermos o melhor. Temos uma flexibilização da política monetária e medidas de estímulo ao consumo com novas oportunidades de concessão de crédito. Somado a isso, o dia das Mães, que é a segunda melhor dada para o varejo, dá o tempero final ao cenário que, com equilíbrio, pode se tornar um fator decisivo para melhorar a confiança do consumidor e ditar os rumos para os próximos meses”, afirma.

 

 

Maio, mês das Mães

 


O quinto mês de 2017 traz a comemoração do Dia das Mães. Segundo o analista de inteligência de mercado da FCDL-MG, Vinícius Carlos, o apelo emocional somado às ações dinamizadoras da economia - leia-se novas modalidades de concessão de crédito, saques de contas inativas do FGTS e redução de juros - formam um clima favorável às compras. “O lojista tem que aproveitar esse momento, mesmo frente a fatores restritivos. Ele não pode aniquilar a criatividade e deve investir nessa grande oportunidade de aumentar suas vendas”.

 

Se quiser saber como fomentar ainda mais as vendas de Dia das Mães, veja essas 6 dicas rápidas que preparamos para te ajudar nessa tarefa!

 

ACESSE A PESQUISA COMPLETA AQUI

Galeria de Fotos

Seminário Regional Noroeste 2018

Seminário Regional Noroeste 2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300