Certificado digital: o que é e quem precisa ter?

Belo Horizonte | Quarta-feira, 11 de outubro de 2017 - 15h 49

A internet, dia após dia, otimiza processos antes burocráticos. Mais do que nunca, pessoas físicas e jurídicas podem aproveitar as oportunidades e facilidades oferecidas pela rede e precisam fazer pouco ou quase nada de forma presencial. Mas como ter segurança em um ambiente tão exposto? Simples! Através do certificado digital. Mais do que mera formalidade, o certificado digital é um facilitador para quem deseja ter mais segurança e agilidade online.

 

 

Para que serve um certificado digital

 


O certificado digital nada mais é do que uma assinatura eletrônica e funciona basicamente da mesma forma que a sua assinatura num papel. Ele confirma a autenticidade de documentos e transações e é obrigatório para empresas que emitem nota fiscal eletrônica. Isto significa que, se a lei prevê a obrigatoriedade da emissão da NF-e para o seu negócio, antes de tudo, você precisa de um certificado digital.

 


Além da obrigatoriedade, outros benefícios são:


- redução de custos: documentos eletrônicos passam a ter validade jurídica, eliminando a necessidade de reconhecimento em cartório.


- menos burocracia: você faz tudo online, sem ter que se deslocar até esse ou aquele estabelecimento.


- aumento na credibilidade: uma empresa ou MEI com certificação digital certamente é visto com melhores olhos pelos clientes.

 

 

Quem precisa de certificado digital


Todas as empresas inscritas nos regimes tributários que preveem lucro são obrigadas a emitir NFe e, por consequência, devem ter certificado digital. Veja:


- Empresas optantes pelo Simples Nacional: para a Receita Federal, o certificado digital ainda não é obrigatório nesse caso. Para empresas com mais de três funcionários, é obrigatório.


- Empresas de lucro presumido: é obrigatório possuir o certificado digital, já que a maioria das declarações, mensais e anuais, exigidas pela Receita Federal só podem ser realizadas através do certificado digital.


- Empresas com funcionários: é necessário possuir o certificado digital para realizar o envio de documentos dos empregados para a Caixa Econômica Federal e Previdência Social, por exemplo.

 


O certificado digital está se tornando uma ferramenta básica na profissionalização e crescimento dos negócios. É através dele que você vai emitir notas fiscais e ainda fazer diversas outras ações relacionadas à contabilidade da sua empresa.

 

 

SPC Brasil

 


O SPC Brasil, além de ser o maior banco de dados da América Latina, possui uma cartela enorme de produtos que podem beneficiar você e a sua empresa, entre eles o certificado digital.
Você pode retirar o seu certificado digital aqui ou, para mais informações, envie um e-mail para certificação.digital@spcbrasil.org.br

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