Dicas para se preparar para a Black Friday

Belo Horizonte | Quinta-feira, 16 de novembro de 2017 - 11h 03 - Atualizado às 11h 07

Antes do grande presente do varejo, o Natal, vem a Black Friday, que fez fama nos Estados Unidos mas tem se concretizado cada vez mais como prática do comércio brasileiro. Se você ainda não sabe, a Black Friday é celebrada na última sexta-feira do mês de novembro, após a data do feriado de ações de graças – que acontece nos EUA.

 


Aqui no Brasil já podemos considerar que essa é uma das melhores datas do varejo, tendo em vista que as vendas superaram 1,5 bilhões em 2015 e 1,9 bilhões no ano seguinte. Mas como fazer uma Black Friday acontecer na sua loja e abocanhar um pedacinho desse bolo? Separamos 5 dicas rápidas para te ajudar nessa missão, vamos lá?

 

 

1) Prepare o território
Seus clientes já sabem que sua loja vai participar da Black Friday? Crie ações de divulgação e faça com que saibam! Use as redes sociais, veículos locais de mídia e principalmente a sua vitrine.

 

2) Equipe bem treinada
A circulação de pessoas nas lojas pode triplicar durante as promoções da Black Friday. Certifique-se de ter uma equipe preparada para isso e, se necessário, reforce o seu time.

 

3) Ofereça descontos realmente atrativos
Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos “espertinhos” maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante a data. O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que é “maquiado” e ao que é realmente um bom desconto. Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso!

 

4) Tratamento VIP para quem é VIP
É bem provável que você já tenha uma cartela de clientes fiéis, certo? Que tal conceder a eles um desconto ainda maior do que o que será oferecido para o público em geral? Custa muito menos manter um cliente antigo do que conseguir clientes novos, então cuide bem daqueles que já conhecem, confiam e compram com você.

 

5) Esteja atento ao estoque
Verifique se o estoque está completo, analise quais produtos podem passar por uma liquidação ou ganhar um desconto ainda maior. Lembre-se que a Black Friday é uma data para a sua loja vender muito!

 

 

Segundo uma pesquisa da CNDL, três em cada dez empresas brasileiras (35%) devem aderir à Black Friday. Três em cada dez empresários (28%) acreditam que as vendas no Black Friday 2017 serão iguais às do ano anterior e 18% acreditam que serão melhores. Entre os que irão participar, apenas 21% já investiram ou irão investir no estabelecimento para o evento. Você não vai querer ficar de fora, certo?

 


Se a Black Friday vai durar uma semana inteira ou apenas um dia, a decisão é sua. O importante é se planejar e garantir que tudo esteja nos eixos para receber ainda mais clientes e arrasar nas vendas!

Galeria de Fotos

Visita do Ministro do Trabalho

Visita do Ministro do Trabalho

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300