Benefícios da nota fiscal eletrônica no varejo

Belo Horizonte | Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018 - 8h 46 - Atualizado às 8h 54

Toda empresa precisa recolher tributos, não tem jeito. A partir dessa necessidade aparece a tão falada nota fiscal – documento obrigatório e que deve ser emitido em qualquer operação de compra e venda de produtos e serviços. E, é claro, a nota fiscal eletrônica (ou NFe). A emissão da NFe está em crescimento hoje em dia e traz benefícios para todo o ciclo de compras, ou seja: desde o consumidor até o Estado.

 

 

O processo é feito sem burocracia e com a garantia de uma assinatura digital. Essa tecnologia toda confere mais velocidade, segurança e transparência às transações. Para te ajudar a implementar a NFe no seu empreendimento, separamos algumas dicas rápidas. Vamos lá!

 

 

1) Redução de custos


A nota fiscal tradicional, também conhecida como “notinha”, exige o uso de impressoras e quilômetros de rolos de papel, o que gera custos elevados. Além disso, o armazenamento de documentos gera bastante gasto.


Por isso, uma solução tecnológica que reduz esses procedimentos, como a NFe, é mais interessante. E ela tem sido cada vez mais adotada em todos os segmentos com o objetivo de facilitar a emissão das notas.


São inegáveis as mudanças que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo. Com o sistema tributário não é diferente: a otimização trazida pelo uso da internet permite mais agilidade no pagamento de impostos e obrigações fiscais.

 


2) Comodidade para o cliente


Imagine que você tenha mais de 10 mil clientes e precise emitir notas fiscais para todas essas pessoas físicas e jurídicas. É provável que isso signifique bastante trabalho para a sua equipe — além dos gastos associados.


Com a NFe, a guia é enviada diretamente para o e-mail do consumidor, o que facilita o relacionamento e moderniza a relação empresa / cliente.

 

 

3) Rapidez no atendimento


NFe é sinônimo de agilidade. E o que o cliente quer é rapidez e qualidade no atendimento. Hoje, depois que uma NFe é emitida, ela pode ser reenviada ao e-mail do cliente quantas vezes forem necessárias, sem aquela burocracia antiga de ir a um cartório e pedir por uma cópia autenticada.


A cópia enviada por e-mail tem a mesma garantia das outras graças à assinatura digital.

 

 

4) Melhor relacionamento entre empresas


O B2B é a relação de compra e venda entre duas empresas: business to business. E a NFe melhora esse relacionamento ao profissionalizar os processos internos, tornando o relacionamento entre esses clientes específicos mais capacitado e responsável.

 

 

Gostou das nossas dicas? Então siga a nossa fanpage no Facebook e não perca nada dos nossos conteúdos!

 

 

Com informações da CDL-BH.

Galeria de Fotos

Seminário Regional Centro-Oeste

Seminário Regional Centro-Oeste

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300