Quando o seguro de vida é obrigatório?

Belo Horizonte | Quinta-feira, 8 de março de 2018 - 16h 09

Na hora de decidir sobre os benefícios que a organização vai conceder aos seus colaboradores, surgem dúvidas sobre a obrigatoriedade do seguro de vida. O seguro de vida em grupo, conjugado ou não com o seguro de acidentes pessoais coletivo, é um contrato que a empresa faz com uma seguradora com o objetivo de garantir proteção financeira para empregados, sócios e executivos.

 

 

Em geral, o seguro de vida garante uma indenização em casos de morte acidental ou natural e invalidez por acidente ou doença. O de acidentes pessoais, por sua vez, tem uma garantia de indenização mais restrita. Cobre os riscos de morte ou invalidez – exclusivamente – por acidente.

 

 

A obrigatoriedade do Seguro de Vida

 


Na legislação vigente não há qualquer dispositivo que obrigue as empresas à concessão de seguro de vida em grupo a seus colaboradores. Entretanto, a Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo dos segmentos abaixo, exige a concessão do seguro de vida, são eles:

 


- empresas de contabilidade


- salões de beleza


- postos de combustível


- empresas de construção civil


- indústrias do vestuário


- motociclistas e ciclistas


- concessionárias de veículos


- indústrias de gráficas


- indústrias de construção pesada

 

- transportadoras

 


Além da obrigatoriedade para esses segmentos, existem empresas que concedem o benefício por mera liberalidade. Nesta hipótese, a empresa estará livre para estipular os valores e coberturas oferecidos, como, por exemplo, qual será o percentual a ser descontado do colaborador ou se o prêmio do seguro será custeado integralmente pela empresa, dentre outros pontos.

 

 

Implementação

 


Um ponto importante é que o seguro de vida em grupo deve ser oferecido igualmente a todos os colaboradores, sem qualquer distinção. Além disso, é importante contar com um corretor de confiança para auxiliar em todo o processo de implantação, in01clusive na pesquisa para definir qual plano melhor atende às necessidades da empresa em questão.

 

 

Quer saber mais sobre seguros de vida e previdência privada? Entre em contato com o nosso consultor Américo Vieira: (31) 2532-3305

Galeria de Fotos

Seminário Regional Centro-Oeste

Seminário Regional Centro-Oeste

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300