FCDL-MG - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais | Não perca mais vendas! Como a tecnologia NFC pode evitar isso


Não perca mais vendas! Como a tecnologia NFC pode evitar isso

Belo Horizonte | Quinta-feira, 12 de abril de 2018 - 15h 57

A tecnologia NFC (Near Field Comunication), ou de comunicação em área próxima, para pagamentos tem ganhado força no comércio brasileiro. Trata-se do pagamento feito por dispositivos como cartões, pulseiras, celulares por aproximação do dispositivo de pagamento que geralmente são maquinas de cartão, equipadas para receber essa troca de informação.

 


Até pouco tempo apenas empresas de tecnologia como Samsung e Apple investiam no segmento. Mas esse cenário começou a mudar. Instituições como o Banco do Brasil e Santander começaram a apostar em novas tecnologias para o pagamento via NFC. O Itaú, inclusive, já tem um projeto para começar a atuar com NFC.

 


Por isso, se você ainda não aceita pagamentos por proximidade pode estar perdendo dinheiro. Abaixo explicaremos como fazer o uso da tecnologia NCF no seu comércio e aumentar suas vendas.

 


Como funciona a tecnologia NFC

 


A Near Field Communication permite a comunicação entre dois dispositivos eletrônicos compatíveis, que estejam a poucos centímetros (10cm) de distância um do outro, de forma rápida e segura.

 


O recebimento de dados é feito pelas maquinas de cartões ou celulares, enquanto os dispositivos para o pagamento podem ser tanto celulares quanto qualquer outro objeto com um chip NFC, como: crachás, chaveiros ou etiquetas adesivas, as chamadas Tag NFC.

 


A troca de informação acontece entre um equipamento ativo e um passivo. O ativo (seu smartphone ou máquina) procura o outro dispositivo NFC próximo e, quando acontece a aproximação, eles começam a se comunicar. A partir disso, cabe aos envolvidos executarem os comandos solicitados no visor.

 


Como ativar o pagamento via NFC no meu comércio

 

 

Atualmente, no Brasil, 70% dos dispositivos de pagamento estão equipados para receber pagamentos via NFC. Entre em contato com a operadora do equipamento e confirme se seu aparelho conta com a tecnologia e quais as ações necessárias para ativá-lo.

 


Além disso, existem aplicativos de smartphone que podem realizar a função. Porém, ainda não são todos os modelos adaptados para realizar a função. Apenas para alguns modelos mais recentes de smartphones da Samsung e Apple.

 


Como o NFC pode evitar que você perca vendas

 

 

A tendência é que cada vez mais o NFC seja incorporado à rotina de pagamentos das pessoas. Consequentemente, quem não se adaptar para receber pagamentos por meio da ferramenta ficará para trás, podendo perder a chance de fechar vendas.

Galeria de Fotos

Seminário Regional Noroeste 2018

Seminário Regional Noroeste 2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300