FCDL-MG - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais | 3 dicas para superar as dificuldades de um negócio sazonal


3 dicas para superar as dificuldades de um negócio sazonal

Belo Horizonte | Quinta-feira, 24 de maio de 2018 - 11h 39 - Atualizado às 17h 17

As mudanças de estações refletem não apenas no clima de um lugar, mas também em alguns negócios. Com a chegada do inverno, por exemplo, é muito provável que as vendas de uma sorveteria caiam. Este tipo de empresa é conhecida como sazonal, ou seja, ela oferece produtos mais propícios para uma estação específica.

 

E se ser empreendedor já é uma tarefa cheia de desafios, imagina tendo que lidar com o clima? Porém, com algumas táticas é possível evitar os prejuízos financeiros no empreendimento nos períodos não tão propícios para ele. Confira 3 dicas para superar as dificuldades de um negócio sazonal e manter a estabilidade da empresa durante todo o ano.

 

1-Inove e diversifique!

 

Existem diversas possibilidades para inovar e continuar ativo fora da temporada apropriada para o seu negócio. No ramo alimentício, por exemplo, é possível criar um cardápio próprio para cada época.

Mas isso serve para qualquer segmento. Invista em um mix de produtos que permitam tanto aumentar o ticket médio das vendas, quanto a abrangência do empreendimento.

 


Acompanhe as tendências do seu mercado e não tenha medo de inovar!

 


2-Atendimento é tudo!

 


Cliente satisfeito sempre retorna! Criar um bom relacionamento é essencial para minimizar os efeitos da sazonalidade. Além de retornar, um consumidor satisfeito pode também indicar seu estabelecimento.

 


Um bom relacionamento pode ser cultivado também pelas redes sociais. As mantenha atualizada e responda em tempo real, tantos as críticas quanto as sugestões.

 


3-Crie promoções

 


Todo mundo ama promoções! Crie ações com vantagens para atrair clientes durante todo o ano. Ofereça vale-presente, desconto de aniversariante, sorteios, cupons de desconto, etc. Isso incentiva o cliente a continuar consumindo mesmo durante os períodos desfavoráveis para o seu negócio.

 

 

Galeria de Fotos

Seminário Regional Noroeste 2018

Seminário Regional Noroeste 2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300