Encontro de Presidentes das CDLs mineiras destaca a importância da articulação local para desenvolvimento do município

Belo Horizonte | Segunda-feira, 28 de maio de 2018 - 15h 07 - Atualizado às 16h 57

Evento contou com a presença de cerca de 150 dirigentes de CDLs de 88 municípios mineiros

Vamos juntos!

 

A palestra de abertura com o presidente do Sebrae Nacional - Guilherme Afif mostrou com clareza o papel do varejo na retomada da economia. Durante a sua abordagem foram apresentados dados importantes de uma pesquisa de inteligência do IBOPE que traz um diagnóstico do brasileiro e do seu sentimento em relação à classe política do país. “Os resultados mostram uma população desesperançosa e infeliz, chegou a hora de mudar esse contexto”, citou Guilherme Afif na conclusão da pesquisa. Além desse cenário, Guilherme traçou a trajetória da crise. “A crise está localizada no topo da pirâmide, o chamado triângulo de ferro, com três vértices que se protegem mutuamente: Classe governante (estatocracia), tudo que tiver um carimbo de social é a justificativa para acumular caixa às custas do contribuinte. O outro vértice é o capitalismo incompetente (que não compete), mas se esconde atrás da bandeira do nacional, sob a desculpa de proteger o patrimônio nacional, esse setor foi financiado pela poupança interna (a serviço da manutenção dessa estrutura). E, o terceiro é a máquina pública que defendem a bandeira do patrimônio nacional e, consequentemente protegem os interesses daqueles que sustentaram sua campanha”, explicou. E, no encerramento de sua participação revelou com exclusividade sua possível candidatura à presidência da República pelo PSD.

 

 

Preparação do líder

 

A importância da articulação do presidente da CDL com o poder executivo local é vital para o fortalecimento do varejo e foi uma das máximas durante o evento. Mas, para isso o líder precisa estar atento às novas realidades do mercado e da sua cidade. Nesse sentido, a palestrante e consultora de liderança - Lígia Fascione forneceu um conteúdo completo sobre esse assunto. Sua apresentação incluiu dicas práticas que envolveu os presentes. Caminhando nesse mesmo sentido, a jornalista e diretora de treinamentos Miriam Moura, falou um pouco sobre a relevância que um líder preparado e bem articulado tem ao se relacionar com a mídia e as entidades locais.

 

A força do sistema CNDL

 

Como cerca de 30% dos presidentes de CDL’s eram novos e tinham pouco conhecimento sobre o Sistema CNDL, o EDP2018 trouxe um painel completo, apresentando a força, o propósito e as conexões entre as entidades que compõem o sistema. Moderado pela jornalista e gerente de varejo - Natália Lima, o painel trouxe como convidados: o Presidente da CNDL - José César da Costa, que contou sobre sua trajetória dentro do sistema e as conquistas da entidade frente ao Refis e agora o desafio do Cadastro Positivo; o Presidente do Conselho Estadual do SPC - Bruno Falci, que explicou melhor o papel do SPC nas CDL’s mineiras e os cursos gratuitos que o SPC Capacita oferece aos cedelistas; o Diretor Executivo do SPC - Roberto Alfeu que trouxe informações importantes sobre os novos passos de gestão e tecnologia que o SPC tem dado para se tornar uma ferramenta, cada vez mais, inclusiva e moderna para os lojistas de todo país; e o Diretor Nacional da CDL Jovem – Lucas Pitta que refletiu sobre o papel de conscientizar os jovens a se envolverem e se engajarem nas entidades para que as gerações troquem experiências e fortaleça ainda mais o futuro do Sistema.

 

Articulação local

 

Ainda no primeiro dia do evento o Analista técnico do setor de Desenvolvimento Territorial do Sebrae - Nilo Raposo apresentou um vídeo com vários testemunhos de CDL’s mineiras em que a articulação com poder executivo, empresas e parceiros foi fundamental para estabelecer um novo rumo no desenvolvimento dos microempresários dos municípios.

 

Mas, o clima esquentou mesmo foi no último painel do dia, com o tema Desafios tributários do Brasil e suas consequências para as micro e pequenas empresas o moderador Valter Lobato – doutor em Direito Tributário mediou o debate entre o deputado estadual - Felipe Attiê, o analista de políticas públicas do Sebrae – Gabriel Razza, o diretor de cobrança da Secretaria de Estado da Fazenda – Leonardo Guerra Ribeiro e o presidente da FCDL-MG Frank Sinatra. Os participantes conversaram exaustivamente sobre o tema e a necessidade urgente e crucial da reforma tributária no país. Os presidentes e diretores de CDL também tiveram a oportunidade de fazer perguntas e pressionar o poder público, além de apresentar a realidade do microempresário mineiro.

 

Implementação na prática

 

Para fechar o evento uma atividade prática foi proposta aos participantes, sob o comando do consultor em projetos de políticas públicas - Marcos Lima. O grupo foi dividido em 4 equipes em que os cedelistas tiveram a oportunidade de desenhar estratégias, baseado na necessidade e características e realidades locais de cada região. Além disso, os grupos elegeram líderes que apresentaram as propostas à frente com comentários e contribuições do moderador Marcos Lima.

 

Logo após essa atividade prática, uma intervenção artística do grupo Trampolim invadiu o espaço e contagiou a todos. O espetáculo Pratubatê envolveu os presentes com os sons de mais de 80 tambores distribuídos para a plateia. Regidos pelos artistas, o grupo de diretores e presidentes tocaram juntos e formaram um belíssimo concerto que emocionou todos os presentes.

 

Construindo Conexões. Somando Forças.

 

O fechamento do evento foi com a professora de ética e responsabilidade social - Maria Flávia Bastos que fez uma consolidação de todo o conteúdo apresentado durante o 10º Encontro de Presidentes e ressaltou com muita sensibilidade sobre a importância do papel do líder. E resumiu todo o evento em uma frase: “as empresas precisam estar atentas para atender esse novo mercado, mas nunca perder de vista à humanização das relações construídas com os colaboradores, parceiros e clientes”.

 

Clique aqui e veja fotos do evento!

Galeria de Fotos

Reunião da Diretoria/AGE/Reunião com o candidado Zema

Reunião da Diretoria/AGE/Reunião com o candidado Zema

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300