FCDL-MG - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais | Encontro de Presidentes das CDLs mineiras destaca a importância da articulação local para desenvolvimento do município


Encontro de Presidentes das CDLs mineiras destaca a importância da articulação local para desenvolvimento do município

Belo Horizonte | Segunda-feira, 28 de maio de 2018 - 15h 07 - Atualizado às 16h 57

Evento contou com a presença de cerca de 150 dirigentes de CDLs de 88 municípios mineiros

Vamos juntos!

 

A palestra de abertura com o presidente do Sebrae Nacional - Guilherme Afif mostrou com clareza o papel do varejo na retomada da economia. Durante a sua abordagem foram apresentados dados importantes de uma pesquisa de inteligência do IBOPE que traz um diagnóstico do brasileiro e do seu sentimento em relação à classe política do país. “Os resultados mostram uma população desesperançosa e infeliz, chegou a hora de mudar esse contexto”, citou Guilherme Afif na conclusão da pesquisa. Além desse cenário, Guilherme traçou a trajetória da crise. “A crise está localizada no topo da pirâmide, o chamado triângulo de ferro, com três vértices que se protegem mutuamente: Classe governante (estatocracia), tudo que tiver um carimbo de social é a justificativa para acumular caixa às custas do contribuinte. O outro vértice é o capitalismo incompetente (que não compete), mas se esconde atrás da bandeira do nacional, sob a desculpa de proteger o patrimônio nacional, esse setor foi financiado pela poupança interna (a serviço da manutenção dessa estrutura). E, o terceiro é a máquina pública que defendem a bandeira do patrimônio nacional e, consequentemente protegem os interesses daqueles que sustentaram sua campanha”, explicou. E, no encerramento de sua participação revelou com exclusividade sua possível candidatura à presidência da República pelo PSD.

 

 

Preparação do líder

 

A importância da articulação do presidente da CDL com o poder executivo local é vital para o fortalecimento do varejo e foi uma das máximas durante o evento. Mas, para isso o líder precisa estar atento às novas realidades do mercado e da sua cidade. Nesse sentido, a palestrante e consultora de liderança - Lígia Fascione forneceu um conteúdo completo sobre esse assunto. Sua apresentação incluiu dicas práticas que envolveu os presentes. Caminhando nesse mesmo sentido, a jornalista e diretora de treinamentos Miriam Moura, falou um pouco sobre a relevância que um líder preparado e bem articulado tem ao se relacionar com a mídia e as entidades locais.

 

A força do sistema CNDL

 

Como cerca de 30% dos presidentes de CDL’s eram novos e tinham pouco conhecimento sobre o Sistema CNDL, o EDP2018 trouxe um painel completo, apresentando a força, o propósito e as conexões entre as entidades que compõem o sistema. Moderado pela jornalista e gerente de varejo - Natália Lima, o painel trouxe como convidados: o Presidente da CNDL - José César da Costa, que contou sobre sua trajetória dentro do sistema e as conquistas da entidade frente ao Refis e agora o desafio do Cadastro Positivo; o Presidente do Conselho Estadual do SPC - Bruno Falci, que explicou melhor o papel do SPC nas CDL’s mineiras e os cursos gratuitos que o SPC Capacita oferece aos cedelistas; o Diretor Executivo do SPC - Roberto Alfeu que trouxe informações importantes sobre os novos passos de gestão e tecnologia que o SPC tem dado para se tornar uma ferramenta, cada vez mais, inclusiva e moderna para os lojistas de todo país; e o Diretor Nacional da CDL Jovem – Lucas Pitta que refletiu sobre o papel de conscientizar os jovens a se envolverem e se engajarem nas entidades para que as gerações troquem experiências e fortaleça ainda mais o futuro do Sistema.

 

Articulação local

 

Ainda no primeiro dia do evento o Analista técnico do setor de Desenvolvimento Territorial do Sebrae - Nilo Raposo apresentou um vídeo com vários testemunhos de CDL’s mineiras em que a articulação com poder executivo, empresas e parceiros foi fundamental para estabelecer um novo rumo no desenvolvimento dos microempresários dos municípios.

 

Mas, o clima esquentou mesmo foi no último painel do dia, com o tema Desafios tributários do Brasil e suas consequências para as micro e pequenas empresas o moderador Valter Lobato – doutor em Direito Tributário mediou o debate entre o deputado estadual - Felipe Attiê, o analista de políticas públicas do Sebrae – Gabriel Razza, o diretor de cobrança da Secretaria de Estado da Fazenda – Leonardo Guerra Ribeiro e o presidente da FCDL-MG Frank Sinatra. Os participantes conversaram exaustivamente sobre o tema e a necessidade urgente e crucial da reforma tributária no país. Os presidentes e diretores de CDL também tiveram a oportunidade de fazer perguntas e pressionar o poder público, além de apresentar a realidade do microempresário mineiro.

 

Implementação na prática

 

Para fechar o evento uma atividade prática foi proposta aos participantes, sob o comando do consultor em projetos de políticas públicas - Marcos Lima. O grupo foi dividido em 4 equipes em que os cedelistas tiveram a oportunidade de desenhar estratégias, baseado na necessidade e características e realidades locais de cada região. Além disso, os grupos elegeram líderes que apresentaram as propostas à frente com comentários e contribuições do moderador Marcos Lima.

 

Logo após essa atividade prática, uma intervenção artística do grupo Trampolim invadiu o espaço e contagiou a todos. O espetáculo Pratubatê envolveu os presentes com os sons de mais de 80 tambores distribuídos para a plateia. Regidos pelos artistas, o grupo de diretores e presidentes tocaram juntos e formaram um belíssimo concerto que emocionou todos os presentes.

 

Construindo Conexões. Somando Forças.

 

O fechamento do evento foi com a professora de ética e responsabilidade social - Maria Flávia Bastos que fez uma consolidação de todo o conteúdo apresentado durante o 10º Encontro de Presidentes e ressaltou com muita sensibilidade sobre a importância do papel do líder. E resumiu todo o evento em uma frase: “as empresas precisam estar atentas para atender esse novo mercado, mas nunca perder de vista à humanização das relações construídas com os colaboradores, parceiros e clientes”.

 

Clique aqui e veja fotos do evento!

Galeria de Fotos

Seminário Regional Noroeste 2018

Seminário Regional Noroeste 2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300