Edição 2018 dos Seminários Regionais tem início na Zona da Mata

Juiz de Fora foi a cidade escolhida para receber o treinamento com as CDLs da região

Aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, em Juiz de Fora, o Seminário Regional da Zona da Mata. O treinamento contou com a participação de 32 representantes das entidades da região. As cidades que marcaram presença foram: Astolfo Dutra, Além Paraíba, Cataguases, Juiz de Fora, Manhumirim, Muriaé, Pirapetinga, Santos Dumont, São João Del Rei e Viçosa.

 

A Zona da Mata agrupa 19 CDLs e tem como vice-presidente da Federação na regional, Marcos Tadeu Casarin, que é também presente da CDL Juiz de Fora e conselheiro no CESPC-MG;.

 

Além do presidente da CDL da cidade anfitriã, estiveram presentes os dirigentes Carlos Augusto (Astolfo Dutra), Pedro Benfica (Manhumirim) e Gilmar Paiva (Santos Dumont).

 

 

Programação

 

O primeiro dia em Juiz de Fora foi conduzido pelo Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) que focou no alinhamento das estratégias de venda dos produtos e serviços do SPC Brasil, com as soluções integradas que potencializem os negócios através das melhores práticas da venda consultiva. A apresentação dos produtos ficou por conta da equipe técnica do Conselho e, na sequência, o consultor especialista em vendas, Willian Caldas, trouxe a parte prática e dicas importantes de abordagem e argumentos de como as entidades podem oferecer os produtos, simulando situações reais do dia a dia que as CDLs enfrentam. O objetivo é a expansão dos serviços ofertados, a ampliação das estratégias de venda e, consequentemente ,o aumento do número de associados.

 

No segundo dia, a Federação priorizou em sua programação, iniciativas públicas de interesse do comércio e do município onde a CDL está inserida. Entendemos que, para melhorar o ambiente de negócios do varejo é fundamental que haja envolvimento do poder público com as entidades empresariais e agentes de desenvolvimento local e que as demandas do setor estejam estruturadas. O professor e pós-doutor em Gestão, Marcos Lima, tratou a temática de forma simples e com exemplos de ações e projetos que são demandas recorrentes de melhorias para o varejo. Com a discussão criamos um plano de ação, com as principais necessidades do comércio da região, que será acompanhado pelo FCDL juntamente com as lideranças de cada CDL.
“O desafio é criar e monitorar projetos de lei e decisões do judiciário, que tenham impacto no varejo e na realidade de cada município, destaca a gerente geral da FCDL-MG, Rita Corcera.

 

 

A edição 2018

 

Durante três meses a equipe do Conselho Estadual do SPC e da Federação pegam estrada e se reúnem com os presidentes e executivos das entidades de cada regional, juntamente com uma equipe técnica para promover capacitação e troca de experiências entre os participantes. A proposta do projeto é realizar treinamentos práticos que auxiliem a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras. O seminário acontecerá nas 10 regiões do estado, de julho até o final de setembro, e espera receber cerca de 50 representantes em cada cidade sede (presidentes, diretores e executivos, além de agentes de desenvolvimento local), que vão ter acesso a informações direcionadas e aplicadas à sua realidade regional.

 

“Reforçamos nosso compromisso de estar cada vez mais próximos das nossas federadas. Sabemos que a preparação do empresariado para essa nova dinâmica do mercado é fundamental para o crescimento das entidades e consequentemente do varejo”, destaca Frank Sinatra, presidente da FCDL-MG.

 

 

Para se inscrever e ter acesso a todas as informações, acesse: www.eventosfcdlmg.org.br/sr2018

Fique de olho em nossas redes sociais (fcdl.mg) para acompanhar os treinamentos e os principais destaques do Sistema CNDL no Brasil e em Minas!

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Seminário Regional Centro-Oeste

Seminário Regional Centro-Oeste

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300