FCDL-MG - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais | Como implementar uma cultura digital em seu negócio


Como implementar uma cultura digital em seu negócio

Belo Horizonte | Quinta-feira, 19 de julho de 2018 - 16h 16 - Atualizado às 17h 10

Muito se cobra das empresas quando o assunto é transformação digital. E muitas delas conseguem aproveitar as funcionalidades destas novas tecnologias em seus negócios. Porém, várias outras, mesmo com esforço, ainda não conseguem enxergar na internet nada além de um lugar de entretenimento.

 

E este é o grande desafio das companhias de donos não digitais. Por não olhar para os meios digitais como uma ferramenta de trabalho, algumas empresas percam diversas oportunidades de crescimento.

 

Por isso, mais do que cobrar destes empresários a aplicação de uma cultura digital em seus negócios, é preciso mostrar como. E é isso que a gente fará no texto de hoje. Acompanhe!

 

O que é cultura digital?

 

Com a popularização dos smartphones, e a consequente ampliação do acesso à internet, a forma como as pessoas consomem e se relacionam com as marcas mudou. Redes sociais, sites, blogs e e-mails têm importância cada vez maior na relação entre empresas e consumidores.

 

É a internet que os consumidores recorrem quando precisam comprar um produto ou contratar um serviço. Na cultura digital, as empresas, a qualidade dos produtos e serviços, os preços, entre outros, são avaliados pelos usuários, com críticas ou elogios, que influenciam diretamente na decisão de compra de outros consumidores.

 

Além disso, a evolução da tecnologia permite que as empresas tenham acesso à uma diversidade enorme de produtos para otimização dos processos de trabalho.

 

Todas essas mudanças nas relações comerciais e de trabalho, devido ao surgimento das novas tecnologias, é conhecida como cultura digital.

 

Por que implementar uma cultura digital?

 

Empresas que não se enquadram nesse cenário perdem competitividade. Portanto, investir em cultura digital hoje é uma forma de diferenciar o seu negócio da concorrência, tornando-o mais competitivo no mercado e conquistando a confiança de novos clientes.

 

Além disso, o meio digital gera melhores resultados. Como mostramos no tópico anterior, os consumidores a mudança no comportamento do consumidor demanda da empresa presença digital, para que esta consiga trabalhar esses canais de comunicação e conquistar um número maior de clientes e operações comerciais.

 

Como implementar uma cultura digital?

 

Realizar mudanças em uma empresa demanda tempo e paciência. Você não vai se tornar seu negócio adepto da cultura digital na noite para o dia e, muito menos, colher frutos imediatamente. É preciso cautela.  Ações precipitadas e mal planejadas, podem resultar em uma experiência traumática e reforçar o mito de que a internet não funciona para certos negócios.

 

Confira algumas dicas práticas para começar a criar uma cultura digital em seu negócio:

 

Invista em ferramentas de automação de serviços

 

Alguns softwares e ferramentas tecnológicas podem otimizar a rotina de trabalho, e muito, economizando tempo e automatizando o que antes era feito manualmente. Seja para estratégias de marketing ou vendas, a tecnologia é uma poderosa aliada do seu negócio.

 

Treine seus funcionários

 

Promova treinamentos ou pequenas conversas com os colaboradores. Afinal, eles são parte importante da empresa e precisam se familiarizar com as novas formas de trabalhar da empresa.

 

Esteja presente nos canais digitais de comunicação

 

É fundamental marcar presença no ambiente online com a criação de site, blog e perfis oficiais em redes sociais. Além de ótimas ferramentas para divulgação da sua marca, eles servem para estreitar o relacionamento com o cliente. Porém, muito cuidado com os conteúdos compartilhados nestes meios.

 

Conte com o apoio de profissionais qualificados

 

Por não ser uma área de sua expertise, sua empresa pode ou contratar um funcionário para começar a desenvolver estratégias internamente, ou terceirizar os serviços. Existem diversas empresas especializadas, que oferecem todos os tipos de serviços que vão desde consultoria até a execução das estratégias.

 

Conseguir implementar uma cultura digital no seu negócio é uma tarefa árdua, mas muito recompensadora. Afinal, seja qual for o tamanho da sua empresa, ela tem infinitas possibilidades ao se aventurar pelas novas tecnologias.

Galeria de Fotos

Seminário Regional Noroeste 2018

Seminário Regional Noroeste 2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300