Seminário Regional Central tem recorde de público

O evento aconteceu na capital mineira e contou com a participação de mais de 70 representantes

Belo Horizonte foi a 4ª cidade a receber o Seminário Regional 2018. Entidades e convidados estiveram, na capital, nos dias 30 e 31 de julho, para mais um treinamento em 2018. Com recorde de participação de todas as edições, o evento contou com mais de 70 representantes das CDLs da região Central. As CDLs presentes foram Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Carandaí, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Curvelo, Esmeraldas, Ibirité, Itabira, Matozinhos, Ouro Branco, Paraopeba, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Três Marias, além de Mutum, Perdões, Santos Dumont e São Gonçalo do Pará. Também marcaram presença o secretário de desenvolvimento da cidade Matozinhos, Carlos Oliveira; o superintendente da Prefeitura de Ribeirão das Neves, Walter Eduardo Menezes; além do representante da ALMG, Flávio Lúcio; o gerente geral do BMDG – Rodrigo Teixeira, a respresentante do Observatório Social em Minas – Duda Torres e o superintendente da SEEDIF, Fernando Passalio.

 

Programação técnica


Iniciando o Seminário, as gerentes do Conselho Estadual do SPC em Minas e da FCDL-MG, Adilsa Barbosa e Rita Corcera, deram as boas-vindas e reforçaram a importância destes encontros que visam o fortalecimento das entidades e a troca de experiências. O presidente da Federação, Frank Sinatra e o presidente do Conselho Estadual do SCP em Minas, dirigente da CDL BH e vice-presidente da FCDL-MG na região Central, Bruno Falci, estiveram durante o evento e reforçaram a parceria entre as entidades que vêm buscando o alinhamento entre as CDLs do Estado e a melhoria dos resultados para atender cada vez melhor os empresários em suas cidades.

 

No primeiro dia (30/07) a Federação trouxe assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos. Uma maneira da CDL participar e contribuir com as iniciativas públicas de interesse do comércio e a identificação das necessidades dos associados. A oficina de Políticas Públicas foi conduzida pelo professor e especialista, Marcos Lima, pós-doutor em gestão e mestre em administração de empresas, além de economista e consultor do Instituto de avaliação e gestão e educação (IAGEE). Marcos, enfatizou a importância das Políticas Públicas (PP) para o desenvolvimento do município e varejo. O objetivo do treinamento é disseminar o impacto de uma agenda efetiva de PP que esteja sintonizada com a realidade local e seja ferramenta para a promoção de transformações positivas no setor de comércio e serviços e da sociedade que acolhe o setor. Para essa transformação é imprescindível que aja mobilização das lideranças empresariais e materializar-se em um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas pelo poder público municipal, estadual ou da união com a parceria de agentes políticos, comunitários e empresariais da localidade. Durante a palestra vários exemplos de Políticas Públicas setoriais são citados como: segurança pública, educação empreendedora, transporte, agronegócio e em temas específicos para o varejo.  Destacamos as dificuldades e facilidades para a criação destas políticas para implementação diante dos desafios no Brasil e nos estados. Durante a oficina, as entidades criaram uma agenda de Políticas Públicas para a região Central que será monitorada pela FCDL-MG e as CDLs, ao longo dos próximos meses.

 

Na parte da tarde, a executivo do Observatório Social em Minas, Duda Torres, apresentou o Observatório Social, que é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. E trouxe exemplos da atuação da rede do Observatório Social no Brasil:

 

1- Gestão Pública  2- Educação Fiscal   3- Ambiente de Negócios    4- Transparência

 

Em Minas os Observatórios Sociais (OSs) já estão em operação nas cidades de Divinópolis, Itabira, Montes Claros, Pará de Minas, Paracatu, Piumhi, Sete Lagoas e Uberlândia.

 

Quer um Observatório Social na sua cidade? Clique aqui para registrar seu interesse junto à Rede OSB.

 

Na oportunidade, Duda, apresentou a campanha "Unidos Contra a Corrupção" , que surgiu devido a preocupação com os níveis de corrupção no país e com seus efeitos sobre a sociedade brasileira, criado por um grupo de especialistas comprometidos em contribuir com a agenda anticorrupção. As propostas que assim nasceram buscam revisar alguns pontos já discutidos, assim como agregar novas perspectivas e conteúdo para uma agenda renovada de reformas anticorrupção. Saiba mais! 

 

Atenção! Neste ano, a principal arma dos brasileiros contra a corrupção é o voto. Vamos eleger um Congresso plural, que represente nossa diversidade e que seja formado por candidatos com:
(1) passado limpo;
(2) compromisso com a democracia; e
(3) endosso às Novas Medidas contra a Corrupção

 

O segundo dia (31), foi de imersão nos produtos e serviços do SPC Brasil com a equipe Conselho Estadual do SPC MG. Os analistas, Débora Caroliny e Rodrigo Rotondo apresentaram a plataforma de Gestão do SPC Recomenda, os produtos SPC Conciliador, SPC Message e o Ciclo de Negócios do SPC Brasil. A tarde, o consultor e especialista em vendas, Willian Caldas, fez um trabalho específico com as entidades, ensinando-as a trabalharem cada produto com diferentes estratégias e abordagens de venda junto aos clientes, principalmente com os produtos do SPC Brasil. Para o palestrante Willian Caldas, o evento é de grande importância para as entidades. Além da oportunidade da troca de informações e alinhamento do discurso entre as CDL’s de várias cidades, os participantes adquirem conhecimento  em estratégias para vender mais que os concorrentes, e finaliza dizendo: “pior que perder vendas para o concorrente, é quando se perde para si mesmo. Isso acontece quando não faz um bom atendimento ao cliente”.

 

Acesse todas as fotos do evento

 

 

Seminários Regionais 2018

 

O projeto consiste em treinamentos itinerantes que fortaleçam a atuação institucional e comercial das entidades, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados.

 

Pelo 4º ano consecutivo o Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) promovem os Seminários Regionais que tem por objetivo, contribuir para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.

 

Neste ano, o Conselho Estadual do SPC irá capacitar as entidades focando em produtos do SPC Brasil que impactam no comércio. Já a Federação irá priorizar em sua programação assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos e agentes de desenvolvimento local, para que a CDL contribua com as iniciativas públicas de interesse do varejo.

 

A proposta do projeto é realizar treinamentos práticos que auxiliem a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras em prol do varejo do estado, principalmente das micro e pequenos empresas.

 

Mais informações clique aqui.

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Reunião da Diretoria Dez/2018

Reunião da Diretoria Dez/2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300