Unaí é a quinta cidade a receber o Seminário Regional 2018

Evento reúne representantes das CDLs da região Noroeste, além de empresários, vereadores e secretários municipais

Unaí sedia nos dias 6 e 7 de agosto, no Regente Hotel, o Seminário Regional 2018 uma realização do Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

 

Participam do evento: representantes das CDLs da região Noroeste; empresários de Unaí; os vereadores Sebastião Marques de Souza e Alino Coelho; o secretário municipal de Obras, Durval Mendonça; o secretário municipal de Fazenda, Nilton Garcia da Silva; o presidente da CDL Paracatu, Robertus Van Doornik;  o diretor da CDL Vazante e vice-presidente da FCDL-MG na região Noroeste, Marcos Antônio Luís, além de Tito Rodrigues, responsável pela área de relacionamento da Federação e Rodrigo Rotondo, executivo de relacionamento do Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais e os parceiros, Márcio Souto - representante do Sebrae e Sérgio Fiori do BDMG, ambos da região Noroeste. As entidades presentes são: Arinos, Buritis, João Pinheiro, Paracatu, Unaí e Vazante.

 

O primeiro dia do treinamento foi específico para assuntos relacionados a Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento do município e varejo. Com isso, a Federação pretende estimular as iniciativas e projetos de Lei elaborados no munucípio para que as CDLs possam contribuir com o diálogo em prol do desenvolvimento do comércio lojista de Minas Gerais.

 

Na abertura do evento, a presidente anfitriã da Associação Comercial e Empresarial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Unaí, Eliana Oliveira Zica Pereira, cumprimentou a todos e ressaltou a honra de recebê-los na cidade para o debate e discussão de temas valiosos e relevantes. “É muito importante essa integração de empresários e representantes do Legislativo e Executivo para a formulação de uma agenda pública e a implementação de ações que possam fortalecer o comércio e o desenvolvimento do município”, afirmou a dirigente.

 

Iniciando o treinamento, Marcos Lima, especialista e consultor em gestão do Instituto de Avaliação, Gestão e Educação (IAGE), destacou a importância do diálogo com os agentes de desenvolvimento local para a elaboração de uma agenda pública para o fortalecimento do comércio. “É por meio dessas discussões que poderemos auxiliar os segmentos a se fortalecerem, principalmente o segmento do comércio. A integração com os diversos setores da sociedade é muito importante nesse processo de construção de Políticas Públicas para superar os desafios”, ressaltou.

 

Confira a apresentação de Marcos Lima sobre o tema.

 

No primeiro dia de evento os representantes das entidades e convidados construíram, por meio de grupos de discussão, uma agenda de Políticas Públicas levando em consideração as principais demandas da região Noroeste.

 

Na terça-feira (7), o executivo de relacionamento do Conselho Estadual do SPC MG, Rodrigo Rotondo, abordou os principais produtos do SPC Brasil para atender as demandas dos clientes, e destacou a importância da estruturação de uma área comercial e vendas na CDL, mesmo para as pequenas. Rotondo destacou como isso pode ajudar a entidades a obter melhores resultados a partir de soluções integradas, além de definir as pessoas certas para vender com mais qualidade e assertividade. Para o executivo do Conselho, "diante da escassez de recursos, é importante criar oportunidades de negócios, se organizar e adotar estratégias eficientes de comunicação nas vendas".

 

Ainda no segundo dia o especialista em vendas, William Caldas, mostrou passo a passo um modelo de atendimento baseado na venda consultiva. Ou seja, devemos conhecer o seu cliente e entender o que ele precisa.É fundamental para um bom relacionamento e consequentemente, uma melhor venda, afirma o consultor.

 

Os Seminários Regionais, que acontecem pelo 4º ano consecutivo, têm como objetivo realizar treinamentos que auxiliem e contribuam para a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras. Dessa forma, será construído um padrão de organização, buscando fortalecer a atuação institucional e comercial das entidades para representar o varejo, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados. O Conselho Estadual do SPC e a Federação contribuirão para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.

 

Confira as fotos do evento

 

 

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Reunião da Diretoria Dez/2018

Reunião da Diretoria Dez/2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300