Seminário Regional promove capacitação em Políticas Públicas e produtos SPC

Realizado em Montes Claros, evento reúne além de representantes das CDLs, empresários e autoridades políticas

Representantes das CDLs do Norte se reuniram, em Montes Claros, nos dias 10 e 11 de setembro, para o sétimo treinamento na sequência dos Seminários Regionais 2018. O evento contou com mais de 50 participantes, sendo 12 CDLs e autoridades políticas e sociais da região. As entidades presentes foram: Chapada Gaúcha, Francisco Sá, Jaíba, Januária, Montes Claros, Ninheira, Pirapora, Porteirinha, Salinas, São Francisco, Taiobeiras e Várzea da Palma. Além das entidades, recebemos os parceiros da FCDL-MG e convidados: o técnico da unidade do Sebrae na região – Leonardo Oliveira ; o gerente regional do BMDG – Leandro Diniz França, o coordenador geral da comissão do Observatório Social em Montes Claros – Edenilson Durães e Fernando Passalio, superintendente estadual das Micros e Pequenas Empresas.

 

O evento teve início com a fala dos presidentes da FCDL-MG, Frank Sinatra e Ernandes Ferreira, que destacararm  a importância das entidades serem referência e terem voz nas decisões do município e estarem unidas em prol do associativismo. Frank, destacou também a parceria da Federação com o Conselho Estadual, presedido pelo Bruno Falci, que trabalha ativamente oferecendo suporte às entidades mineiras em relação aos produtos e serviços do SPC Brasil.

 

Na parte da manhã do dia 10, cedelistas, empresários e convidados da CDL MOC, tiveram a oportunidade de assistir a palestra com o consultor, Marcos Lima, sobre a importância das Políticas Públicas (PP) para o desenvolvimento do município e varejo. O objetivo é disseminar o impacto de uma agenda efetiva de PP que esteja sintonizada com a realidade local e seja ferramenta para a promoção de transformações positivas no setor de comércio e serviços e da sociedade que acolhe o setor. Para essa transformação é imprescindível que aja mobilização das lideranças empresariais e materializar-se em um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas pelo poder público municipal, estadual ou da união com a parceria de agentes políticos, comunitários e empresariais da localidade. Durante a palestra vários exemplos de Políticas Públicas setoriais são citados como: segurança pública, educação empreendedora, transporte, agronegócio e em temas específicos para o varejo.  Destacamos as dificuldades e facilidades para a criação destas políticas para implementação diante dos desafios no Brasil e nos estados.

 

Marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Cláudio Prates, que em sua fala e com apoio dos vereadores do município, Leandro Nobre Coutinho e Idelfonso Pereira Araújo, assumiram a defesa para a criação da frente parlamentar para a cidade. Registramos também as presenças dos vereadores: Arthur Nepomuceno Bastos (Salinas), Adão Custodio dos Santos (Porteirinha) e Valdecy Fagundes de Oliveira (Montes Claros).

 

Na sequência, o representante do Observatório Social, Edenilson apresentou o projeto OS, que é órgão proativo que ajuda em uma gestão pública prevenindo contra problemas futuros. Além de ser um espaço democrático e partidário que reúne os maiores números de entidades e atua a favor da transparência e qualidade da aplicação de recursos públicos que visa sempre contribuir para a eficiência da gestão pública, estabelece parcerias nacionais e internacionais.

 

Ressaltou ainda, que para termos uma carga tributária justa, precisamos nos preocupar com nossa política e com representantes que tenham uma participação ativa da população para com o governo”. Mais informações acesse www.osbrasil.org.br

 

 

Programação técnica


Iniciando o Seminário, o vice-presidente da Federação na região, Gilberto Eleutério, deu as boas-vindas e reforçou a importância destes encontros que visam o fortalecimento das entidades e a troca de experiências. 

 

Na oportunidade, o gestor de negócios do Sebrae na região, Jadilson Borges, ressaltou a importância de iniciativas que estimulem o diálogo com os agentes de desenvolvimento local com o empresariado para criar programas que gerem benefícios para a comunidade e para o comércio. O Sebrae é um grande parceiro e apoiador das CDLs no estado.

 

A parte da tarde do treinamento com as CDLs da região, foi conduzida pelo professor e especialista, Marcos Lima, pós-doutor em  gestão e mestre em administração de empresas, além de economista e consultor do Instituto de avaliação e gestão e educação (IAGEE). Marcos, apresentou conceitos e explicou como as entidades podem estruturar, localmente, um plano de ação com projetos e iniciativas de Políticas Públicas para o varejo da região e município. 

 

Em sequência do Seminário, o segundo dia foi sob o comando do Conselho Estadual do SPC de MG, com os profissionais, Rodrigo Rotondo e Debora Caroliny. Eles apresentaram a plataforma de Gestão do SPC Recomenda, os produtos SPC Conciliador, SPC Message e o Ciclo de Negócios do SPC Brasil. A tarde, o consultor e especialista em vendas, William Caldas, fez um trabalho específico com as entidades, ensinando-as a trabalharem cada produto com diferentes estratégias e abordagens de venda junto aos clientes, principalmente com os produtos do SPC Brasil.

 

 

Seminários Regionais 2018

 

O projeto consiste em treinamentos itinerantes que fortaleçam a atuação institucional e comercial das entidades, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados.

 

Pelo 4º ano consecutivo o Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) promovem os Seminários Regionais que tem por objetivo, contribuir para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.

 

Neste ano, o Conselho Estadual do SPC irá capacitar as entidades focando em produtos do SPC Brasil que impactam no comércio. Já a Federação irá priorizar em sua programação assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos e agentes de desenvolvimento local, para que a CDL contribua com as iniciativas públicas de interesse do varejo.

 

A proposta do projeto é realizar treinamentos práticos que auxiliem a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras em prol do varejo do estado, principalmente das micro e pequenos empresas.

 

Confira mais fotos aqui

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Seminário Regional Centro-Oeste

Seminário Regional Centro-Oeste

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300