Seminário Regional chega a Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha/Mucuri

Foram dois dias - 17 e 18 de setembro - de treinamento, no Hotel Lancaster, no centro da cidade.

Teófilo Otoni é a oitava cidade a receber os Seminários Regionais 2018, um evento realizado pelo Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).


Dez cidades estiveram representadas no evento: Almenara, Ataléia, Carlos Chagas, Comercinho, Itambacuri, Jequitinhonha, Medina, Nanuque, Poté e Teófilo Otoni. Além das entidades, estiveram presentes, autoridades e agentes de desenvolvimento local: o presidente da câmara de vereadores da cidade, Fabio Lemes, o vice-prefeito de Nanuque, Benedito Barreto, assim como o vereador Valdemar Favoretti e a secretária de desenvolvimento Naiara Lima Souza, além do representante do Governo de Minas, o superintendente estadual das Micros e Pequenas Empresas, Fernando Passálio, além dos analistas do Sebrae, Jeferson Batalha e Débora Constantino.

 

O presidente da entidade anfitriã, Francisco Alves, abriu o evento dando boas-vindas aos participantes, assim como o vice-presidente da CDL TO e da FCDL-MG, Luis Rezende. Na sequência, o presidente da Federação, Frank Sinatra, agradeceu a recepção e destacou a importância de se criar uma agenda de políticas públicas.
“Quero agradecer a presença das autoridades. Ao Frank (Francisco) por ter aberto as portas de Teófilo Otoni para nós, ao Luiz Resende, nosso vice-presidente. Somos mais de 200 CDLs e temos que fazer diferença no nosso governo. Nosso objetivo é ir até as CDLs levar esse conhecimento. Quero agradecer também ao Conselho Estadual por essa parceria que já está consolidada. Ao Sebrae, outro grande parceiro nosso, que acredita na articulação das entidadades junto aos micro e pequenos empresários. Precisamos mudar o quadro político. Temos que cobrar, criar essa agenda de políticas públicas. Tenho certeza que o que vocês vão receber de conhecimento aqui vai ser muito proveitoso para a CDL de vocês. Precisamos de todos para crescermos juntos”, destacou Frank Sinatra.

 

O treinamento

 

Na manhã do primeiro dia (17), a palestra foi com o consultor Marcos Lima, pós-doutor em gestão e mestre em administração de empresas, além de economista e consultor do Instituto de avaliação e gestão e educação (IAGEE). Ele falou a importância da criação de uma agenda de políticas públicas para atender as necessidades da região. A criação de tal documento é fundamental para promover transformações positivas no setor de comércio e serviços e da sociedade que o acolhe. Durante a atividade prática, foram apontadas as principais demandas do Jequitinhonha/Mucuri, nas áreas de segurança pública, educação empreendedora, transporte, agronegócio e em temas específicos para o varejo.

 

Temática endossada pelo analista do Sebrae-MG da região, Jeferson Batalha, que mostrou como as CDLs e empresários podem contar com a parceria da entidade neste processo, por meio da DEL (Desenvolvimento Econômico Local), por exemplo. Nesta estratégia, o Sebrae visa tornar dinâmicas as vantagens comparativas e competitivas de um território para favorecer o crescimento econômico e elevar o capital empreendedor, fortalecer o tecido empresarial e solidificar a governança para o desenvolvimento.

 

As autoridades e agentes de desenvolvimento presentes no treinamento se comprometeram com os cedelistas no processo de implementação destas demandas.

 

Ainda no dia 17, o Conselho Estadual do SPC de MG assumiu o treinamento, com a analista Débora Caroliny, que começou a apresentação dos produtos do SPC disponívies às CDLs.

No dia 18, Rodrigo Rotondo deu sequência a apresentação. Dentre os destaques, estão a plataforma de Gestão do SPC Recomenda e os produtos SPC Conciliador, SPC Message e o Ciclo de Negócios do SPC Brasil. Ainda pela manhã, o consultor e especialista em vendas, William Caldas, fez um trabalho específico com as entidades, ensinando-as a trabalharem cada produto com diferentes estratégias e abordagens de venda junto aos clientes, principalmente com os produtos do SPC Brasil.

 

Frente Parlamentar de apoio ao comércio e serviços em TO

 

Um primeiro passo em direção a execução destes projetos já foi dado. Após a palestra, o presidente da Câmara de Vereadores local, Fábio Lemes, protocolou um requerimento para a criação de uma frente parlamentar em defesa do comércio, indústria, serviços, economia popular e empreendedorismo do município, a pedido do presidente Francisco Alves, da CDL Teófilo Otoni, a exemplo do que aconteceu em Montes Claros.
 

 

Seminários Regionais 2018

 


O projeto consiste em treinamentos itinerantes que fortaleçam a atuação institucional e comercial das entidades, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados.

Pelo 4º ano consecutivo o Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) promovem os Seminários Regionais que tem por objetivo, contribuir para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.

Neste ano, o Conselho Estadual do SPC irá capacitar as entidades focando em produtos do SPC Brasil que impactam no comércio. Já a Federação irá priorizar em sua programação assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos e agentes de desenvolvimento local, para que a CDL contribua com as iniciativas públicas de interesse do varejo.

A proposta do projeto é realizar treinamentos práticos que auxiliem a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras em prol do varejo do estado, principalmente das micro e pequenos empresas.



Confira mais fotos aqui

ÁLBUNS DE FOTOS

Galeria de Fotos

Seminário Regional Centro-Oeste

Seminário Regional Centro-Oeste

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300