Governador Valadares é penúltima cidade a receber os Seminários Regionais 2018

Belo Horizonte | Segunda-feira, 24 de setembro de 2018 - 9h 08

Cidade no Vale do Rio Doce foi a sede do treinamento na região

Os Seminários Regionais entram na reta final. Governador Valadares, na Região do Vale do Rio é a penúltima (9ª) cidade a receber o treinamento realizado pelo Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

 

Foram dois dias – 20 e 21 de setembro -  de treinamento, na pousada Vale Silvestre, no Pico da Ibituruna, ponto turístico da cidade.

 

Estiveram presente agentes de desenvolvimentos local e 11 cidades representadas no evento: Aimorés, Belo Oriente, Caratinga, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Divinolândia de Minas, Governador Valadares, Ipatinga, Tarumirim e Timóteo, com seis presidentes de CDLs.

 

O vice-presidente da FCDL-MG da região, Dênis Leite, deu as boas-vindas aos participantes, juntamente com o presidente da cidade anfitriã, Rogers Alves. O presidente da Associação Comercial, Jackson Lemos, também esteve presente na abertura.

 

No segundo dia, para o treinamento de políticas públicas, além dos cedelistas, estiveram presente os parceiros do Sebrae Local, Ramom Gonçalves e do BDMG Rodrigo Neves, além do coordenador de cursos da Univale, Leonardo Carneiro.

 

O treinamento

 

CESPC-MG

 

Na manhã do primeiro dia (20), o Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais começou o treinamento, com a analista Débora Caroliny, que começou a apresentação dos produtos do oferecidos pela entidade às CDLs. Na sequência, Rodrigo Rotondo deu sequência a apresentação. Dentre os destaques, estão a plataforma de Gestão do SPC Recomenda e os produtos SPC Conciliador, SPC Message e o Ciclo de Negócios do SPC Brasil.

 

Na parte da tarde, o consultor e especialista em vendas, William Caldas, fez um trabalho específico com as entidades, ensinando-as a trabalharem cada produto com diferentes estratégias e abordagens de venda junto aos clientes, principalmente com os produtos do SPC Brasil

 

Políticas Públicas

 

No segundo dia a FCDL-MG assumiu o seminário com o consultor Marcos Lima, pós-doutor em gestão e mestre em administração de empresas, além de economista e consultor do Instituto de avaliação e gestão e educação (IAGEE). Ele falou a importância da criação de uma agenda de políticas públicas para atender as necessidades da região. A criação de tal documento é fundamental para promover transformações positivas no setor de comércio e serviços e da sociedade que o acolhe. Durante a atividade prática, foram apontadas as principais demandas do Jequitinhonha/Mucuri, nas áreas de segurança pública, educação empreendedora, transporte, agronegócio e em temas específicos para o varejo.

 

Palestra com empresários

 

No dia 20, o palestrante Marcos Lima ministrou uma palestra para os empresários de Governador Valadares, para reforçar a temática políticas públicas. Estiveram presente o Presidente da Câmara de Vereadores Paulinho Costa, o vereador Juninho da Farmácia, o Secretário de Obras, Carlos Mario Ferreira Chaia, e o presidente da Associação Comercial Local, Jackson Lemos. No evento, Juninho da Farmácia se comprometeu em fazer o requerimento da frente parlamentar em defesa do comércio, indústria, serviços, economia popular e empreendedorismo do município, a exemplo do que foi feito em Montes Claros e Teófilo Otoni.

 

Seminários Regionais 2018

 

O projeto consiste em treinamentos itinerantes que fortaleçam a atuação institucional e comercial das entidades, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados.

 

Pelo 4º ano consecutivo o Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) promovem os Seminários Regionais que tem por objetivo, contribuir para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.

 

Neste ano, o Conselho Estadual do SPC irá capacitar as entidades focando em produtos do SPC Brasil que impactam no comércio. Já a Federação irá priorizar em sua programação assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos e agentes de desenvolvimento local, para que a CDL contribua com as iniciativas públicas de interesse do varejo.

 

A proposta do projeto é realizar treinamentos práticos que auxiliem a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras em prol do varejo do estado, principalmente das micro e pequenos empresas.


Confira mais fotos aqui!

Galeria de Fotos

Reunião da Diretoria Dez/2018

Reunião da Diretoria Dez/2018

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300