Vendas a prazo no Dia das Crianças crescem pelo segundo ano seguido, apontam CNDL/SPC Brasil

Belo Horizonte | Terça-feira, 16 de outubro de 2018 - 16h 19 - Atualizado às 16h 24

As vendas a prazo nas duas semanas anteriores ao Dia das Crianças cresceram 7,71% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A alta de 2017 sucede um crescimento de 8,25% observado no mesmo período do ano passado. Já entre 2015 e 2016, as vendas haviam caído -3,59% e -12,20%, respectivamente.

 

O aumento no número de vendas no crédito foi previsto pela Pesquisa de Intençaõ de Consumo da FCDL-MG, divulgada no início do mês. Confira aqui!

 

Apesar das vendas para o Dia das Crianças acumularem dois anos seguidos de alta, o movimento nas lojas ainda não recuperou as perdas aprofundadas no período da recessão econômica. Mesmo com a alta de 7,71% em 2018, as vendas a prazo amargam um resultado 1,30% menor do que em 2014, por exemplo.

 

Para o presidente da CNDL José Cesar da Costa, o crescimento das vendas é positivo, especialmente, quando se considera que o Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do período natalino. “O balanço é positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas, depois de enfrentar um cenário econômico desfavorável nos últimos anos. Ainda assim, o cenário é desafiador para os próximos meses, uma vez que há incerteza por conta das eleições e o desemprego segue limitando o poder de compra das famílias”, pondera o presidente.

 

Neste ano, segundo levantamento do SPC Brasil e da CNDL, os presentes mais procurados seriam roupas e calçados (38%), bonecas (37%), aviões e carrinhos de brinquedo (21%), com um gasto média de R$ 187,00.

 

Metodologia

 

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro deste ano.

Galeria de Fotos

Visita do Ministro do Trabalho

Visita do Ministro do Trabalho

Revista Movimenta

 

 

 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais

Av. Silviano Brandão, 25 – Sagrada Família – Belo Horizonte/MG

CEP: 31030-525 – Telefone: (31) 2532-3300